Notícias
Dow Portugal atribui distinções em Segurança e Qualidade a empresas contratadas
2014.1.30
A Dow Portugal atribuiu os Reconhecimentos de Segurança e Qualidade às empresas Disumeg e Prozinco, respetivamente.

As distinções, relativas ao serviço prestado durante a paragem realizada na fábrica em 2013, pretendem cimentar as relações entre a Dow Portugal e as empresas fornecedoras de serviços, contribuindo para a melhoria contínua do desempenho das suas parceiras e, simultaneamente, para um objetivo global da Companhia: o sucesso das comunidades locais em que se insere. Os Reconhecimentos atribuídos resultam de uma iniciativa desenvolvida pela Dow, baseada na conceção de um modelo, assente na definição de critérios de avaliação e níveis de ponderação dos mesmos. As avaliações finais incidiram sobre um total de 15 empresas externas que trabalharam na paragem de 2013, tendo sido distinguidas a Disumeg (empresa de Metalomecânica e Tratamento Anticorrosão), pelo desempenho em Segurança, Saúde e Ambiente (em inglês EH&S – Environment, Health & Safety), e a Prozinco (Metalomecânica e Civil), pela Qualidade na prestação do serviço.

O anúncio e entrega dos Reconhecimentos foi feito no passado dia 30 de janeiro, na Dow Portugal, na presença de 42 representantes das empresas que trabalharam na paragem de 2013. “O sucesso de uma paragem resulta sempre de um trabalho em equipa. É essencial que não só as pessoas da Dow estejam profundamente envolvidas como também as que vêm de empresas externas. Queremos realçar a importância do vosso esforço, cooperação e contribuir para a melhoria do desempenho de todos nós”, disse o diretor geral da Dow Portugal, Jacint Domènech, na entrega das placas de Reconhecimento.

A Dow Portugal reconhece assim, publicamente, o empenho das empresas no cumprimento dos seus exigentes padrões de qualidade e segurança. Itxaso San Juan, Representante de Compras, envolvida na conceção do modelo de Reconhecimento, sublinha a importância da iniciativa. “Temos muitas normas de segurança, algumas delas totalmente desconhecidas para as empresas, o que lhes traz algumas dificuldades, sobretudo para as que nunca trabalharam connosco.” É o caso da Disumeg, estreante na prestação de serviços à Dow Portugal na última paragem. “Esta empresa ficou muito surpreendida, porque foi a primeira vez que trabalharam connosco e de facto fizeram um esforço muito grande para cumprir os padrões de excelência da Dow”, reconhece Daniela Cardoso, diretora de Segurança, Saúde e Ambiente da Dow Portugal. A outra premiada, a Prozinco, já trabalha há vários anos com a Dow Portugal. “A Prozinco destacou-se a nível de flexibilidade, já conhecem o nosso sistema de trabalho e como tivemos uma série de tarefas adicionais, faziam-no mais facilmente”, explica.

Empresas realçam exigência e proximidade da Dow João Costa, diretor de segurança e ambiente da Disumeg, considera a distinção da Dow como “uma valorização relativamente ao desempenho de todos os trabalhadores da empresa presentes na paragem” e, “uma referência para trabalhos futuros.” Apesar de várias normas de segurança aplicadas em Estarreja serem já conhecidas da Disumeg, tendo em conta que a empresa opera em áreas industriais similares, João Costa destaca na política de Segurança, Saúde e Ambiente da Dow a atenção ao nível de exigência face à execução das normas.

“Para todos os elementos que participaram nesta paragem, esta distinção significa, apesar de eventuais falhas que possam ser corrigidas e melhoradas, que cumprimos o nosso papel, de uma forma tal que satisfez a mais elevada exigência por parte de um dos maiores e melhores clientes da nossa empresa”, refere Manuel Sant’Ana. Para o diretor comercial da Prozinco, a distinção significa também o reconhecimento de “que o grau de exigência, em intervenções futuras, será ainda maior, pelo que trabalharemos todos os dias para melhorar a forma como desenvolvemos o nosso trabalho, seja em termos de segurança, de qualidade, de disponibilidade.”

Com estas distinções, a Dow Portugal tenciona cimentar as suas relações de parceria e prosseguir com uma melhoria contínua do seu desempenho. “Conhecemos o nosso nível de exigência e queremos trabalhar com os melhores”, refere Raul Ramos, coordenador dos trabalhos da Paragem de 2013. Porém, as empresas não reconhecidas não são descuradas, sendo também inseridas na estratégia futura de compras da Dow. “Vamos marcar reuniões com as empresas e analisar o desempenho em cada um dos critérios de avaliação. Assim, poderemos nós e as empresas tomar ações de melhoria, de forma a que na próxima paragem haja uma evolução”, refere Itxaso San Juan.

Acerca da Dow Portugal

A Dow Portugal está presente no país há mais de 30 anos, com uma unidade produtiva em Estarreja. Nas instalações em Estarreja, produz PMDI (metil difenil isocianato), matéria-prima fundamental utilizada na produção de espumas rígidas de poliuretano e de elastómeros de poliuretano. Para mais informações, consulte www.dow.com/iberica/pt

A Dow combina o poder da ciência e da tecnologia para, de forma constante, inovar no que é essencial para o progresso da humanidade. Aliando a química e a inovação aos princípios de desenvolvimento sustentável, a Companhia ajuda a resolver alguns dos problemas mundiais mais graves, como a falta de água potável, geração de energias renováveis e conservação, assim como o aumento da produtividade agrícola. O diversificado leque de produtos líderes na indústria nas áreas de especialidades químicas, materiais avançados, ciências agrícolas e plásticos proporciona à Dow a possibilidade de oferecer uma gama variada de produtos de alta tecnologia e soluções aos clientes em setores de elevado crescimento, como a eletrónica, água, energia, revestimentos e agricultura. Em 2013, a Dow registou um volume de vendas anual superior a 57 mil milhões de dólares e manteve aproximadamente 53.000 colaboradores em todo o mundo. Os mais de 6 mil produtos da empresa são produzidos em 201 unidades, instaladas em 36 países por todo o mundo. Para mais informações, consulte www.dow.com
 © 2017 Prozinco | powered by PROZINCO